Câmara de Vereadores de Maturéia-PB teve duas eleições no mesmo dia

You are currently viewing Câmara de Vereadores de Maturéia-PB teve duas eleições no mesmo dia

Não é só as Câmaras Pernambucanas que geram polêmicas e cenas inusitadas não. Em Matureia, na região da Serra do Teixeira, duas eleições, com dois resultados diferentes, aconteceram no primeiro dia do ano.

No domingo (01) às 10h da manhã houve a 1ª Sessão Solene, empossando Bruno Wanderley, eleito por unanimidade no dia 01 de janeiro de 2021, baseado em resolução de 2013, onde garante a eleição para os dois biênios já no início da legislatura. O presidente empossado esteve acompanhado dos vereadores, Leandro Laia, Ednaldo Amorim, Carrinho de Deca, e lideranças políticas locais além de parte da população.

Algumas horas depois, por volta das 18h do mesmo dia, houve a segunda Sessão Solene, desta vez empossando José da Silva (o Minininho) para presidente, a sede da Câmara estava fechada e foi preciso chamar um chaveiro para abrir a porta. O ex-presidente Emanuel Machado havia anulado a sessão do dia 01 de janeiro de 2021 que havia eleito a mesa para os dois biênios (2021/2022 e 2023/2024) alegando que houve erro administrativo, pois segundo ele, nos textos originais, nem na Lei Orgânica, nem no Regimento Interno da casa, prevê eleição para dois biênios em eleição conjunta como foi feito.

O caso foi parar na Polícia, as duas partes foram para a delegacia de Teixeira registrar Boletim de Ocorrência, e também para o cartório registrar as atas e dá entrada no Ministério Público (MP), a quem cabe decidir qual Mesa Diretora vai gerir o 2º biênio em Maturéia. O caso deve ser tratado pelo MP como urgência, pois o município não pode ficar prejudicado pela briga política dos dois grupos.

É cada uma…