Cães são testados para detectar cheiro de pessoas com Covid-19 em estudo liderado pela UFRPE

You are currently viewing Cães são testados para detectar cheiro de pessoas com Covid-19 em estudo liderado pela UFRPE

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Zona Norte do Recife, lideram, no Brasil, um estudo internacional que utiliza cães para identificar de forma precoce a Covid-19 pelo cheiro do doente.

A equipe pretende comprovar que os cachorros treinados têm capacidade para distinguir a diferença do odor de um infectado do exalado por uma pessoa sem a doença provocada pelo novo coronavírus.

A pesquisa está sendo realizada com a Escola Nacional Veterinária de Alfort, na França. O estudo tem três fases distintas, sendo que a última prevê o uso dos cães para detectar a Covid-19 em locais com grande aglomeração de pessoas, como shoppings, teatros e shows.

A iniciativa integra o Projeto Internacional Nosaïs. Estão sendo usados cães da instituição Amarante do Brasil, que financia o material e treina os animais. O treinamento dos cachorros é realizado pelo instrutor Jorge Pereira.

Em Pernambuco, a UFRPE conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Paudalho, na Zona da Mata Norte, distante 40 quilômetros do Recife. O município disponibilizou equipes para fazer a coleta de voluntários que apresentaram sintomas de síndrome respiratória. Segundo ele, a primeira fase, em andamento, consiste na coleta de material e deve seguir até setembro.

Soares conta que as pessoas são procuradas pelos agentes de saúde para o recolhimento de secreções, por meio do teste RT-PCR, aquele em que se usa uma espécie de cotonete, e para o armazenamento do suor.

A amostra de secreções é importante para mostrar quem tem e quem não tem sintomas. No caso do suor, são usados chumaços de algodão para fazer a coleta das axilas da pessoa.

Com informações do G1 PE