Brejinho celebra 58 anos de emancipação política nesta quinta (31)

You are currently viewing Brejinho celebra 58 anos de emancipação política nesta quinta (31)

O município que tem o distrito sede, os povoados de Vila de Fátima, Placas da Piedade e Lagoinha, e uma população estimada em 7.465 habitantes comemora neste dia 31 de março 58 anos de sua emancipação política.

O povoado do Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim, e teve como primeiros habitantes os senhores Emanoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de trabalhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.

Simbolizando o espírito de religiosidade do homem sertanejo, em 19 de março de 1929, foi celebrada a primeira missa naquele povoado, sob a sombra de uma frondosa baraúna situada entre as humildes casas de palha e taipa pelo padre João Leite Gonçalves de Andrade.

Na mesma data da celebração da missa realizou-se a primeira feira livre do pequeno aglomerado, com a presença de vários feirantes vindos de localidades vizinhas.

A primeira capela, erguida em homenagem a São Sebastião, teve início em 1931, sendo, anos mais tarde ampliada e reconstruída pelo padre italiano Mário Maragon, vigário de Itapetim, na época.

O Distrito foi criado com a denominação de Brejinho, por lei municipal nº 14/62, de 10/04/1962, subordinado ao município de Itapetim.

Foi Elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho, pela lei estadual nº 4996, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Itapetim. Já em 31 de março de 1964, o município de Brejinho foi instalado.

A programação começou com celebração de Missa em ação de graças na Paróquia de São Sebastião. Teve hasteamento da bandeira do municipio em frente a Prefeitura Municipal e apresentação da orquestra sinfônica, além de oferta de serviços à população, pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

Também teve apresentações culturais dos artistas locais contemplados pela Lei Aldir Blanc: Charlinhos 10, Ferro Quente dos Teclados, Raylanne Rocha e Zé Birro do Acordeon; Também houve a inauguração oficial da nova farmácia básica do município.

A programação segue as 18:00h com corte do bolo comemorativo, no Pátio da Feira; depois as 19:00h tem apresentação grupo de dança no palco, e entrega do prêmiodo concurso de fotografias;

As 19:30h – Discursos das autoridades, entrega de novos veículos a população e assinatura da ordem de serviço para pavimentação de ruas;

20:00h – Show com o cantor Warley Brito;

21:00h – Show com o cantor Flavio Leandro;

23:00h – Show com o cantor Doutorzinho.

O Blog parabeniza a Terra Mãe do Rio Pajeú e deseja ainda mais desenvolvimento para o município!!!