Boi de Severo animou foliões nessa sexta (02), em São José do Egito

  • Post author:
You are currently viewing Boi de Severo animou foliões nessa sexta (02), em São José do Egito

O Bloco carnavalesco cultural Boi de Severo, que já tem cerca de 90 anos de história e tradição, voltou a sair às ruas da Capital dos Poetas, na noite dessa sexta (02). A concentração foi em Jair Som, próximo à feira livre. Os foliões desceram pela Rua Dom José Pereira Alves, acessaram a Rua da Baixa e terminaram o desfile em frente a Banca de Revista Criativa, com um show da Orquestra de Frevo Resistência.

A volta do Boi de Severo às ruas de São José do Egito, foi fruto de um grupo de amigos, que  resolveu lutar nos últimos três anos para manter de pé o velho bloco carnavalesco, criado por um mecânico que veio do Crato-CE, e foi acolhido por Zé Melé, também forasteiro, com origem no Rio Grande Norte.

Conta-se que, certa vez, Severo teve um sonho onde alguém lhe fez uma recomendação, para ele fazer um boi para brincar o Carnaval. “Você vai fazer um boi de madeira para animar os foliões egipcienses.”

Comenta-se que o Boi de Severo teria que ser morto, mas sobrevivia apenas com um sopro no ouvido por um de seus defensores: Piu, ô Piu, não mate o boi que o boi não foi feito pra matar”.

Dai, surgiu uma marchinha composta pelo poeta Mano Flor, que logo caiu na boca do povo: ”Socorro, Celeste dos Anjos, não deixe o frevo cair, segura o passo e caí no frevo que o bloco de Severo vem ai”.

O Boi de Severo saia sempre 3 semanas antes do carnaval, Severo e sua Trupe na data carnavalesca, tinha outra Troça que era “O Bloco dos Motoristas”. Durante as décadas de 60, 70 e 80, São José do Egito tinha um o carnaval bastante movimentado e animado, com muitos blocos, que resistiram até certo tempo.