Blog do Magno divulgou pesquisa que aponta frente de 23% pro Evandro Valadares em SJE

  • Post author:
You are currently viewing Blog do Magno divulgou pesquisa que aponta frente de 23% pro Evandro Valadares em SJE

O Instituto Opinião, em parceria com o blog do Magno, aponta 52% das intenções de voto para o socialista, abrindo 23,7 pontos de vantagem sobre o candidato do PP, Romério Guimarães, que figura com 28,3%. Roseane Borja (MDB) surge com 4% e Rona Leite, do PT, 1,4%. O número de indecisos chega a 9,2% e brancos e nulos atingem 5,1%.

Na consulta espontânea, em que o entrevistado precisa lembrar o candidato sem o auxílio do disco com todos os nomes, Evandro também aparece com grande vantagem: 50,6%, uma frente de 23,2 pontos para Romério, que foi citado por 27,4%. Já Roseane foi mencionada por 2% e Rona foi lembrado por 0,9%. Os indecisos somam 14,2%, enquanto brancos e nulos são 4,9%.

Quanto à rejeição, Romério Guimarâes tem a maior taxa, com 27,7%, seguido por Evandro Valadares, que não seria votado por 21,4%. Já Rona Leite é rejeitado por 12,9% e 8,3% não votariam em Roseane Borja. Dos entrevistados, 27,4% não rejeitam nenhum dos candidatos e 2,3% rejeitam todos.

O levantamento do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 07 e 08 de novembro, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A consulta é representativa dos eleitores da área pesquisada (a cidade de São José do Egito) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-09926/2020.

Quando a pesquisa é estratificada, Evandro Valadares atinge os maiores percentuais entre os eleitores jovens (65,4%), entre os eleitores com grau de instrução fundamental 2 (52,8%) e entre os que possuem renda familiar acima de dois salários-mínimos (58,3%). Por sexo, tem a preferência de 52,2% dos homens e 51,9% das mulheres.

Já Romério Guimarâes tem os melhores índices entre o eleitorado idoso (31,6%), entre o eleitorado com grau de instrução ensino médio (31%) e entre o eleitorado com renda de até dois salários (31,6%). Por sexo, 29,6% são mulheres e 26,7% são homens.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A administração do prefeito Evandro Valadares tem boa aprovação de 65,1% e é desaprovada por 26,9%. Dos consultados, 8% não responderam.

O governador Paulo Câmara (PSB), por sua vez, tem desaprovação de 40,9% e aprovação de 38,9%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conta com desaprovação de 46,9% e é aprovado por 38,3%.

Do Blog do Magno Martins