O famoso bairrismo pernambucano ganhou mais um episódio. Um perfil no Twitter chamado Tâm (@essesusersai) resolveu postar,
na última segunda-feira (13), uma discussão sobre qual seria a bandeira estadual mais bonita do Brasil. Rapidamente, Pernambuco tomou conta do primeiro lugar, inclusive, sendo a mais citada nacionalmente na rede social em que teve a votação.
Além do posto de mais bonita do país, a flâmula pernambucana carrega muita história. A bandeira surgiu muito antes da independência brasileira, ainda em 1817, durante a Revolução Pernambucana, sendo oficializada somente na comemoração do seu centenário (1917), através do decreto nº 459/1917, pelo governador Manuel Antônio Pereira Borba.
As cores e os símbolos falam pelo Estado. O criador da bandeira foi o padre e revolucionário João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, ainda no período da efêmera república pernambucana de 1817.
Na época, a cor azul foi para simbolizar o céu; a cor branca representava a união da nação; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) assinalava o início de uma nova era; as três estrelas representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — e
outras estrelas seriam inseridas em volta do arco-íris ao passo que outras capitanias brasileiras aderissem oficialmente à Confederação —; a cruz era uma referência à denominação do Brasil em seus primórdios (Terra de Santa Cruz); e o Sol iluminava o futuro.
Na bandeira atual, adotada em 1917, a única modificação da bandeira original foi a retirada de duas das três estrelas inseridas acima do arco-íris.
Com informações da Tv Jornal