Até o presidente da Câmara de Vereadores, João de Maria não compareceu ao debate, provocado pela bancada de situação que tratou do projeto 001/2021, de implementação do Instituto de Previdência do Munícipio.
Estiveram presentes representantes de sindicatos municipais, regionais, como a CUT-PE, e nacionais como a Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação e demais representantes de servidores do município.
João de Maria disse várias vezes que só colocaria em pauta o projeto “depois de amplas discussões em audiências públicas”.
Segundo a bancada governista em nota, essa semana vazou um vídeo onde João e sua esposa tentam negociar com o prefeito Evandro Valadares a reeleição como presidente da Câmara para mais dois anos. No áudio, João de Maria propõe abrir a Câmara para o Governo Municipal e que vota tudo que o executivo mandar em um mesmo dia, se for preciso.
“Entre o que João diz na tribuna e suas atitudes de bastidores, está mais do que provado que pautar o novo projeto de previdência não depende de uma ampla discussão e sim, da sua reeleição para se manter presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito”, diz a situação em nota.