Atletas e técnicos do Brasil nas Paralimpíadas são de projeto da UFPE: ‘Incrível ver o esporte mudando a vida desses meninos’, diz professora

You are currently viewing Atletas e técnicos do Brasil nas Paralimpíadas são de projeto da UFPE: ‘Incrível ver o esporte mudando a vida desses meninos’, diz professora

Pernambuco estará bem representado nas Paralimpíadas de Tóquio, no Japão. Pelo menos nove atletas do estado podem trazer medalhas para casa após a competição, que começa na terça-feira (24) e vai até o dia 5 de setembro. O número de representantes é maior do que nas Olimpíadas, que contou com seis pessoas do estado.

Uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem grande participação nesse processo, com três atletas e três técnicos convocados.

O Projeto Paratleta surgiu exatamente a partir da necessidade de alunos que participavam do programa de esportes para pessoas com deficiência desenvolverem um trabalho de alto rendimento.

A iniciativa começou em 2004, com o paratletismo. Atualmente, são quatro modalidades e 58 atletas. “Trabalhamos com uma média de 35 pessoas no paratletismo, 12 na bocha olímpica, cinco na natação e seis no tiro com arco, introduzido em 2019”, detalhou Luiz Carlos de Araújo, coordenador do Projeto Paratleta.

Luiz Carlos também integra o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com as atletas Andreza Vitória Ferreira de Oliveira, da bocha paralímpica, Ana Cláudia Silva e Leylane Castro, do paratletismo.

Além deles, o técnico Ismael Marques (paratletismo) e a assistente esportiva Poliana Silva (bocha), que auxiliam Luiz Carlos no treinamento dos atletas paralímpicos, também foram convocados.

Com informações do G1 PE