Artista renomado nacionalmente visitou o Pajeú

  • Post author:
You are currently viewing Artista renomado nacionalmente visitou o Pajeú
(Isabelly Moreira, Derlon, Valdenira Rodrigues-Agronoma , Violette Combe representante da Vert Bia Marinho, e TonFil)

O renomado artista Derlon Almeida visitou essa semana a região do Alto Pajeú, conhecendo um pouco e fazendo uma pesquisa de campo para um projeto em parceria com a grife de sapatos francesa Vert Shoes, que trabalha com algodão dos agricultores familiares do Nordeste brasileiro.

O tema que estão mirando para essa nova empreitada, são poetas e repentistas do Pajeú.

Na visita, que contemplou algumas cidades do Pajeú, passaram pelo Beco de Laura e pelo Instituto Lourival Batista na Capital da Poesia. Derlon esteve ao lado de Tonfil, Bia Marinho, Isabelly Moreira.

Derlon ficou conhecido principalmente por realizar intervenções urbanas no Recife. Nas pinturas muralistas, alia o grafite às referências da cultura nordestina, da xilogravura. Dentro da galeria, Derlon montar uma grande composição com obras de dimensão menores, com as releituras das fotopinturas.

Derlon Almeida de Lima, nasceu em 27/03/1985 na cidade do Recife-PE. A partir de pesquisas sobre a xilogravura popular e a street art desenvolve obras com a influência da fundição desses dois gêneros da Arte Popular, criando um novo projeto de linguagem Contemporânea incorporando, nas obras, elementos do graffiti e da xilogravura popular, estendendo os dois campos de atuação, subvertendo ambos os meios. 

A empresa francesa Vert Shoes – que produz tênis a partir de matéria prima do algodão orgânico para o mundo inteiro -, anunciou mais um importante investimento na relação de comércio justo e mercado orgânico com o projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos no âmbito da agricultura familiar.

Por mais um ano consecutivo, ela irá comprar toda a produção de algodão orgânico das famílias agricultoras dos sete territórios de atuação do projeto. O investimento da marca será superior a R$ 1,2 milhão incluindo premiações para as famílias, assim como para as associações de certificação orgânica participativa, mais conhecidas como Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPACs). 

O projeto é uma iniciativa coordenada pela Diaconiae conta com a produção de, aproximadamente 778 famílias dos sete territórios de atuação do projeto. No Sertão do Pajeú (PE) no Cariri paraibano e em outros territórios onde a Diaconia já mantém escritórios e atividades, ela mesma se encarrega da implementação das ações locais do projeto.