Árbitra que apitou final de campeonato egipciense de futsal 2022, foi vítima de machismo na Paraíba

  • Post author:
You are currently viewing Árbitra que apitou final de campeonato egipciense de futsal 2022, foi vítima de machismo na Paraíba

Ruthyanna Camila, foi a arbitra principal do jogo final da Copa de Futsal Egipciense, que aconteceu em novembro de 2022, no Ginásio de Esportes Wandelson Barbosa, em São José do Egito. Ela tem 27 anos e é árbitra do quadro da CBF desde 2015, sendo a única mulher do quadro da Federação Paraibana de Futebol. A profissional de arbitragem foi a primeira mulher a apitar o Clássico dos Maiorais entre Campinense e Treze, no Paraibano do ano passado. Mesmo com todo esse currículo, Ruthyanna foi vítima de machismo no jogo entre Botafogo-PB e Auto Esporte-PB, pelo Campeonato Paraibano.

Por volta dos 25 minutos do segundo tempo, Willian Kaefer, do Botafogo-PB, fez falta em Léo Henrique. Os dois atletas se desentenderam no gramado e, na sequência, Thiago Santos, do Auto Esporte-PB, atingiu Kaefer com um empurrão por trás e, com isso, iniciou-se um tumulto entre as equipes.

Em meio a confusão, o defensor Tiago Bob, que já havia recebido cartão amarelo por reclamação, recebeu o segundo amarelo, dessa vez por participar do tumulto, e foi expulso. Ao sair de campo, o zagueiro disparou contra a árbitra:

– É nisso que dá botar mulher para apitar – disse o jogador.

A fala do atleta foi ouvida por algumas pessoas que estavam à beira do campo, entre eles o delegado da partida, Gerson Tomaz da Silva Júnior, que transmitiu a informação para a árbitra Ruthyanna Camila. Ela relatou toda a situação em súmula, reforçando que se sentiu ofendida pelo atleta.

O episodio causou grande repercussão no meio futebolístico, inclusive foi motivo para o Auto Esporte demitir o jogador em questão. Equipes do futebol paraibano, políticos e entidades emitiram notas repudiando o ato, em favor da árbitra.

Lugar de mulher é onde ela quiser!!!