Após pedir exoneração, presidente do IBGE se despede por carta

You are currently viewing Após pedir exoneração, presidente do IBGE se despede por carta

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, despediu-se dos funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8) por meio de uma carta. O IBGE havia informado que ela seguiria no cargo até a transição para um novo presidente, mas a economista afirmou que esta sexta (9) é seu último dia à frente do órgão, que ainda não tem sucessor escolhido para o cargo.

A economista pediu demissão após o Congresso reduzir a verba do Censo, que estava previsto para acontecer este ano, a R$ 71 milhões, inviabilizando o levantamento.

Na carta, Susa discorreu sobre seu trabalho à frente do instituto durante dois anos e dois meses.

O IBGE cancelou prova para contratar 200 mil recenseadores e agentes necessários para visitar os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros.

Na carta, ela ressaltou a importância da realização do censo. “Mais do que nunca será fundamental para o futuro do Brasil”.

Indicada pelo ministro Paulo Guedes para o cargo, Susana não recebeu apoio público do Ministério quando o relator do Orçamento, senador Marcio Bittar (MDB-AC), reduziu em 96% a verba para o Censo.

Com informações do G1