Com a morte do deputado estadual José Patriota (PSB) na última terça (17), uma das 49 vagas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ficou em aberto. Apesar da posse do suplente da vaga ter uma tramitação relativamente simples, uma mudança partidária recente pode provocar a disputa pela cadeira.
Primeiro suplente do PSB na eleição para deputado estadual de 2022, o atual vereador do Recife Davi Muniz trocou o partido pelo PSD em abril deste ano, dentro do período conhecido como janela partidária da Justiça Eleitoral, em que vereadores puderam mudar de legenda sem perder o mandato.
Como os partidos políticos são os “donos” da vaga, pelo que determina a Justiça, Muniz deve ter sua suplência reivindicada pelos outros suplentes do PSB na última eleição geral.
Pela sequência da lista entre os socialistas está Júnior Matuto, ex-prefeito de Paulista, no Grande Recife, e candidato ao cargo novamente nas eleições de 2024.
Os suplentes são os candidatos que ficaram numa espécie de “lista de espera” para assumirem o posto com a saída dos titulares de seus cargos, seja para assumir um outro mandato, um cargo público, renúncia ou morte.
Após Matuto, o terceiro suplente é Cayo Albino, político de Garanhuns, no Agreste.
O secretário de saúde de São José do Egito Paulo Jucá que obteve mais de 27 mil votos, é só o sétimo suplente do PSB, ficando longe dessa disputa.