Aplicativo criado em Pernambuco pode ajudar para evitar a disseminação do coronavirus

You are currently viewing Aplicativo criado em Pernambuco pode ajudar para evitar a disseminação do coronavirus
Foto: TV Globo

Desenvolvido em um desafio de inovação, o “Dycovid – Dynamic Contact Tracing” criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde, o app poderá minimizar os impactos da doença, principalmente contribuindo para diminuir a disseminação do virus.

Ele funciona a partir do monitoramento da proximidade entre celulares e do banco de casos confirmados de Covid-19 da Secretaria de Saúde, para então alertar ao usuário se ele pode ter contraído o vírus, ou não.

Ao instalar o programa no celular, o número telefônico é transformado em uma chave de identificação e será o único dado fornecido pela pessoa.

O rastreio de contato é feito de forma anônima e digital a partir do aplicativo, que guarda as pessoas com quem o usuário teve contato e o tempo em que ela esteve em contato.

Através do número de celular, o sistema verifica se alguma daquelas pessoas, a partir do número de telefone informado por elas ao serem atendidas no sistema de saúde, consta no banco de dados de casos confirmados. Caso alguma delas apresente resultado positivo para Covid-19, o usuário é alertado. Nenhum nome é revelado.

A pessoa é avisada do nível de risco: quanto mais perto a pessoa esteve de alguém que teve diagnóstico para a doença, maior é o nível de alerta.

Segundo o MPPE, é possível identificar o fluxo de contaminação do Covid-19, mapeando de forma automatizada como o vírus está passando de pessoa para pessoa. Dessa forma, a proposta é tentar interromper a transmissão contínua ao alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção e oferecer aconselhamento preventivo ou cuidados.

O aplicativo é gratuito mais só está disponível para quem tem telefone com sistema android.

Com informações do G1 PE