Anvisa diz que não há estudo conclusivo sobre 3ª dose e que autorizou 2 pesquisas

You are currently viewing Anvisa diz que não há estudo conclusivo sobre 3ª dose e que autorizou 2 pesquisas

Após autorizar uma nova pesquisa sobre a aplicação de uma 3ª dose contra a Covid-19, desta vez com pedido feito pela AstraZeneca, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu, nesta quarta-feira (14), que “ainda não há estudos conclusivos sobre a necessidade” de mais uma aplicação dos imunizantes disponíveis no Brasil.

Segundo a agência, dois pedidos foram feitos até o momento para estudos sobre a dose adicional — além das duas aplicações já previstas em bula. A Pfizer foi a primeira farmacêutica a conseguir a autorização, ainda em 18 de junho. A AstraZeneca conseguiu a liberação nesta quarta-feira.

• Pfizer: investiga os efeitos, a segurança e o benefício de uma dose de reforço da sua vacina, a Comirnaty. O imunizante extra será aplicado em pessoas que tomaram as duas doses completas há pelo menos seis meses.

• AstraZeneca: a farmacêutica desenvolveu uma segunda versão da vacina que está em uso no país, buscando proteção contra a variante beta. Parte do ensaio clínico prevê que uma dose da nova versão da vacina (AZD2816) seja aplicada em pessoas que receberam as duas doses da versão atual da AstraZeneca (AZD1222).

Com informações do G1