Americanas anuncia rombo bilionário e tem maior queda na bolsa dos últimos 15 anos

You are currently viewing Americanas anuncia rombo bilionário e tem maior queda na bolsa dos últimos 15 anos

Quinto maior império varejista do Brasil em 2022, a Americanas passou por um derretimento de suas ações na bolsa de valores nesta quinta-feira (12), após tornar público um comunicado em que diz que foram identificadas “inconsistências em lançamentos contábeis” da ordem de quase R$ 20 bilhões.

O rombo detectado fez com que o presidente e o diretor financeiro da companhia, empossados no início de janeiro, decidissem deixar a empresa. Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ainda abriu dois processos administrativos para analisar essas inconsistências. Os procedimentos são iniciais e, a depender das primeiras conclusões, podem ou não ter um processo sancionador como resultado.

Ainda que os próximos passos estejam incertos, o episódio desta quinta (12) não é o primeiro sobressalto a sacudir a empresa quase centenária no país.

A companhia surgiu basicamente como uma loja de R$ 1,99 no Rio de Janeiro, em 1929. Um grupo de estadunidenses recém-chegados ao Brasil buscava um público de renda estável e usava o slogan “nada além de 2 mil réis”. Assim, nasceram as Lojas Americanas.

Em 2022, um ranking feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), nomeou a Americanas como a quinta maior varejista brasileira em faturamento, atrás de Carrefour, Assaí, Magazine Luiza e Via Varejo.

A empresa tem atualmente 3.601 lojas em todo país e mais de 43 mil funcionários. Na região, existem lojas das americanas em São José do Egito, Afogados da Ingazeira e Patos na Paraíba.