Agricultor de Monteiro passa por amputação de mão esquerda que havia sido transplantada para braço direito

You are currently viewing Agricultor de Monteiro passa por amputação de mão esquerda que havia sido transplantada para braço direito

O agricultor paraibano, morador do município de Monteiro, no Cariri, Damião de Oliveira Bezerra teve a mão esquerda que havia sido transplantada para o braço direito amputada. A informação foi divulgada pela equipe médica do Hospital SOS Mão, no Recife, nessa terça-feira (26), mesmo dia em que ele teve alta hospitalar.

A cirurgia foi realizada em 13 de julho, sendo a oitava desse tipo no mundo e a primeira no país, segundo os médicos.

A amputação funcional foi necessária porque a mão transplantada não estava evoluindo “a contento” devido a trombose arterial e venosa irreversível, de acordo com o boletim médico. Uma trombose é formação de um ou mais coágulos, o que pode impedir a circulação do sangue.

Com a amputação funcional, vai ser possível que Damião utilizar, futuramente, uma prótese mioelétrica, que é um dispositivo composto de partes mecânicas controladas eletronicamente e acionado pela leitura do sinal produzido por um ou mais músculos do usuário da prótese.

Em nota, o cirurgião Rui Ferreira, responsável pelo procedimento, informou que já entrou em contato com a fabricante da prótese, que é de origem alemã, e com o poder público para viabilizar a compra.

Com informações do G1 PE