Pernambuco ainda tem 233 orelhões espalhados em 78 cidades

You are currently viewing Pernambuco ainda tem 233 orelhões espalhados em 78 cidades

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones, vai acabar a partir deste mês. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os 38 mil aparelhos que ainda existem no país serão retirados das ruas até 2028.

Quase metade dos 184 municípios de Pernambuco ainda têm telefones públicos que funcionam com ficha. Conforme os dados da agência reguladora, há, ao menos, 233 cabines em 78 cidades, o que corresponde a 42% do total.

Segundo a Anatel, a retirada se dará por etapas. Primeiro, serão removidas as carcaças e as cabines desativadas, que são cerca de 4 mil.

Nos locais onde não há sinal de celular disponível, os orelhões serão mantidos por mais tempo, mas só até o fim do prazo estabelecido pelo governo. A ideia é que as empresas de telefonia parem de manter as cabines e passem a investir mais na expansão da rede móvel.

Segundo o levantamento da Anatel, o município pernambucano que tem o maior número de orelhões é Petrolina, no Sertão, com 17 aparelhos. Em segundo lugar, vem Exu, também no Sertão, com dez cabines.

No Alto Pajeú apenas Itapetim não tem nenhum orelhão, São Jose do Egito e Santa Terezinha tem dois cada, Brejinho e Tuparetama 1 cada.