Pernambuco garantiu destaque em um levantamento inédito que reúne os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, considerando exclusivamente unidades que atendem 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, sete hospitais pernambucanos integram a lista, com presenças do Recife ao Sertão, o que corresponde a 6% do ranking nacional.
Entre os principais destaques estão o Hospital das Clínicas da UFPE e o Hospital Oswaldo Cruz, ambos localizados na capital pernambucana e reconhecidos nacionalmente pela atuação em alta complexidade, ensino, pesquisa e formação de profissionais da saúde.
Também integram a lista: Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (Recife), Hospital Dom Malan (Petrolina), Hospital João Murilo e Policlínica de Vitória (Vitória de Santo Antão), Hospital Regional Fernando Bezerra (Ouricuri) e Hospital Regional Ruy de Barros Correia (Arcoverde).
O estudo avaliou hospitais públicos federais, estaduais e municipais, desde que realizem atendimento exclusivo pelo SUS, sem qualquer tipo de convênio ou atendimento privado. Foram considerados hospitais gerais (adultos ou pediátricos) e unidades especializadas em áreas como oncologia, cardiologia, ortopedia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025.