A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) divulgou, nesta sexta-feira (2), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2026. Entre as novidades está a isenção do imposto para os veículos com 20 anos de fabricação ou mais.
De acordo com a secretaria, o motorista poderá parcelar o valor do IPVA em até 10 cotas mensais desde que o valor mínimo não seja inferior a R$ 54,78. A cobrança tem início em fevereiro, com vencimentos a partir do dia 5, e segue até novembro.
O estado também manteve as isenções já previstas para mototaxistas, desde que a motocicleta esteja cadastrada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na categoria táxi. O benefício também vale para pessoas com deficiência (PCDs), com síndrome de Down e com transtorno do espectro autista. Veículos 100% elétricos continuam isentos do imposto.
Caso o motorista escolha fazer o pagamento em parcela única, terá desconto de 7%.
O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos governos estaduais, com base na estimativa do preço de mercado, e sua arrecadação é usada para financiar despesas gerais do estado.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Estado mantém a alíquota geral de 2,4%, a menor do Nordeste, além de manter as alíquotas reduzidas para caminhão e ônibus (1%), automóveis movidos a gás natural veicular-GNV avaliados em até R$ 100 mil (1,5%), e motocicleta (1% ou 2%, conforme a hipótese).