Brasil pode ter até 12 dias de racionamento de água por ano até 2050

You are currently viewing Brasil pode ter até 12 dias de racionamento de água por ano até 2050

O Brasil pode viver uma nova era de racionamentos de água até 2050. Em média, o país enfrentaria 12 dias de interrupção no abastecimento por ano, mas, em regiões mais secas como Nordeste e Centro-Oeste, o número pode ultrapassar 30 dias.

A estimativa está no estudo “Demanda Futura por Água em 2050: Desafios da Eficiência e das Mudanças Climáticas”, divulgado nesta terça-feira (28) pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria Ex Ante.

Segundo o levantamento, a demanda por água tratada no país deve crescer 59,3% nas próximas duas décadas, impulsionada pela elevação das temperaturas, pela expansão das cidades e pelo avanço econômico.

O impacto combinado do aquecimento global e das perdas na rede de distribuição pode transformar a gestão da água em um dos maiores desafios nacionais nas próximas décadas.

As projeções indicam que, até 2050, a temperatura máxima nas cidades brasileiras deve subir cerca de 1°C e a mínima, 0,47°C, em comparação a 2023. Além disso, o número de dias chuvosos deve diminuir, enquanto os eventos de chuva intensa se tornarão mais frequentes.

Na prática, isso significa menor reposição dos mananciais, mais aridez em áreas já críticas e risco de desertificação em novas regiões do país.

O estudo também mostra que cada 1°C adicional na temperatura pode elevar o consumo per capita de água em 24,9%, e que a soma dos efeitos climáticos tende a aumentar a demanda total em 12,4% acima do esperado pelo crescimento econômico e populacional.