Fogos de artificio são proibidos por lei em São José do Egito

You are currently viewing Fogos de artificio são proibidos por lei em São José do Egito

Fogos de artifício que causam barulho e estampidos são proibidos por lei em São José do Egito. Incluindo a comercialização, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com barulho.

A lei foi criada e aprovada em 2021, e é de autoria do vereador Flávio Jucá, falecido no fim de 2022, e vale para todo território egipciense, desde a zona urbana até a zona rural, passando peles distritos e povoados. Ela estabelece multa de R$ 1.000,00 (mil reais) para quem vende e de R$ 300,00 (trezentos reais) para quem solta. Inclusive se o estabelecimento comercial que vender for reincidente poderá ser até fechado.

Além da lei municipal que coibi esse tipo de atitude, a soltura de fogos de artificio com estampido, também pode caracterizar perturbação de sossego a qualquer hora do dia ou da noite, assim a Polícia pode ser chamada para intervir.

Procurada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela aplicação da lei de proibição de fogos também pede para que as coordenações das campanhas eleitorais orientem aos seus militantes a evitarem tal atitude.

O uso de fogos causam barulhos ensurdecedores, esse estampido prejudica especialmente a saúde de pessoas com deficiência,  como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças de colo e animais.