Cidades do Pajeú superaram média do Estado e do País na alfabetização de crianças

You are currently viewing Cidades do Pajeú superaram média do Estado e do País na alfabetização de crianças

Divulgado na última terça-feira (28), o 1º Relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada, apontou que o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19.

Em Pernambuco 10, dos 184 municípios, já superaram a meta estabelecida pelo Governo Federal para ser atingida em 2030, 3 dessas cidades são do Pajeú, e uma teve o segundo maior percentual do Estado.

A cidade de Carnaíba atingiu o percentual de 91,8% de suas crianças alfabetizadas na idade certa, segundo os critérios usados pelo INEP, sendo esse o maior percentual da região do Pajeú, e o segundo maior de Pernambuco, ficando atrás apenas de Rio Formoso que teve 93,1%.

Além de Carnaíba, Triunfo e Quixaba também superaram a meta de 80%. Triunfo atingiu 82,7% e Quixaba 80,3%.

Todos os municípios do Pajeú ficaram acima da média nacional que foi de 56%, e da média de Pernambuco que chegou a 59%.

Confira o percentual de cada uma delas:

Carnaíba: 91,8%
Triunfo: 82,7%
Quixaba: 80,3%
Ingazeira: 78,6%
Tuparetama: 77,1%
Santa Cruz da Baixa Verde: 75,4%
Serra Talhada: 76,1%
Flores: 74,80%
Solidão: 74,6%
Calumbi: 74,4%
Tabira: 72,9%
Iguaracy: 72,6%
Brejinho: 71,5%
Santa Terezinha: 68,3%
São José do Egito: 67,5%
Afogados da Ingazeira: 66,6%
Itapetim: 65,3%