Gripe e Covid lotam sistema de saúde e 265 pacientes esperam leitos em PE

You are currently viewing Gripe e Covid lotam sistema de saúde e 265 pacientes esperam leitos em PE
Pacientes enfrentam didficuldade para conseguir atendimento na rede pública de saúde por causa da alta de gripe associada aos casos d Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

A epidemia de gripe associada à pandemia de Covid-19 está provocando uma nova saturação na rede pública de saúde de Pernambuco. De acordo com dados da última segunda (3) divulgados nessa terça (4), havia 265 pessoas com doenças respiratórias graves aguardando vagas de UTI e de enfermaria em todo Estado.

As informações estão em um painel público que apresenta os dados de leitos da rede pública de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

Segundo dados do painel dessa nesta terça, o número solicitações ativas de leitos de UTI em Pernambuco era de 143, sendo 138 de adultos e cinco de crianças. Também havia 122 pedidos por vagas em enfermarias, 115 para maiores de idade e sete para o público infantil.

De acordo com o infectologista, a solicitação ativa de leitos significa que foi pedida a vaga, mas o paciente não tinha sido contemplado pelo leito até o registro.

A falta de vagas chegou a ser maior, no fim de dezembro de 2021. No dia 30, o número de solicitações ativas de leitos de UTI para doenças respiratórias graves ficou em 160.

O desafio para profissionais de saúde e autoridades se agrava a cada dia. Também no dia 30 de dezembro de 2021, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o estado vivia uma “epidemia de H3N2 dentro da pandemia de Covid-19”.

Na segunda, o governo mudou o protocolo de atendimento e disse que quem tiver exame negativo para Covid-19, é orientado a procurar um médico e passar sete dias em casa.

Até a última segunda, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tinham sido registrados 5.253 casos de influenza, com 30 mortes.