6 em cada 10 docentes se formaram à distância; número mais que dobrou em 10 anos, diz Todos Pela Educação

You are currently viewing 6 em cada 10 docentes se formaram à distância; número mais que dobrou em 10 anos, diz Todos Pela Educação

Em média, 6 a cada 10 alunos que concluíram cursos de formação inicial de docentes (Pedagogia e Licenciatura) entre 2010 e 2020 fizeram educação a distância (EAD). É o que mostra um novo estudo do Todos Pela Educação que analisou dados do Censo da Educação Superior e que será divulgado na quinta-feira (21).

O levantamento mostra que em 2010, 231.581 pessoas concluíram cursos voltados à formação de professores. Em 2020, foram 235.055, o que representa um crescimento de 1,5% em 10 anos.

E, enquanto a fatia de formandos que fizeram ensino presencial (rede pública e privada) caiu, aquela referente à educação a distância cresceu 109,4% no mesmo período.

Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, vê perigo nestes números. O especialista defende que a modalidade deveria ser melhor fiscalizada e regularizada pelo Ministério da Educação.

Há relatórios que apontam faculdades de pedagogia com avaliações de qualidade defasadas e notas baixíssimas no MEC, e elas tem atraído alunos com mensalidades abaixo de R$ 200. Com formato majoritariamente EAD, os cursos têm muita teoria e pouca prática.

O Ministério da Educação foi procurado para comentar o novo levantamento do Todos Pela Educação, mas não havia respondido respondido até a última atualização.