• Post author:
You are currently viewing

Distribuição de água no Pajeú vai melhorar, garante compesa

Desde o dia 10 de dezembro a segunda etapa da adutora do Pajeú está passando por testes, a partir da Adutora de Sertânia. Segundo representantes da Compesa, com esse incremento, serão atendidas várias cidades da região com reforço e aumento da vazão que atualmente chega a esses municípios como Iguaracy, Afogados, Tabira, Carnaíba, Quixaba, Santa Terezinha, Itapetim, São José do Egito e Tuparetama.
Solidão e Brejinho vão ser atendidos numa segunda etapa. Solidão precisa de execução de um projeto para uma Adutora que vai para licitação. Já Brejinho tem previsão de contrato do DNOCS para um sistema do trevo de Itapetim até Brejinho, dependendo da etapa que vai até a Paraíba.
Segundo a compesa uma dotação orçamentária do DNOCS garantirá a continuidade dos trabalhos e captação definitiva vai ser na Barragem de Campos, Sertânia. Isso dará duas opções de captação, no canal e na Barragem.
Com a primeira etapa da Adutora, que atendia toda a região, no Pajeú ficarão apenas Serra Talhada, Calumbi e Flores, de onde sai um ramal para Princesa Isabel. Numa próxima etapa entrarão Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, que precisam de ramais, ainda em elaboração de projeto básico.Tabira já está recebendo água com a ETA em fase de testes. Provavelmente será inaugurada oficialmente na primeira quinzena de janeiro com a presença do Governador Paulo Câmara. Isso dá folga a Afogados da Ingazeira.
Afogados ainda conta com a Barragem de Brotas e o sistema Zé Dantas, este último que abastece a cidade e ainda ajuda a Carnaíba, Itã e algumas partes da zona rural.

Com informações de Nill Jr.