Uma a cada 95 pessoas no mundo está forçadamente deslocada de seu local de origem, aponta relatório da ONU

You are currently viewing Uma a cada 95 pessoas no mundo está forçadamente deslocada de seu local de origem, aponta relatório da ONU

No final de 2020, o mundo tinha 82,4 milhões de pessoas forçadamente deslocadas de seus locais de origem, como resultado de perseguições, conflitos, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbaram seriamente a ordem pública.

Segundo o relatório anual de tendências mundiais em deslocamento forçado da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), divulgado nesta sexta-feira (18), este é o maior número desde que o dado começou a ser registrado.

Hoje, 1% da população mundial, ou uma a cada 95 pessoas no mundo, estão deslocadas. Em 2010, eram 1 em 159.

Mais da metade desses 82,4 milhões são de deslocados internamente, ou seja, pessoas que continuam dentro de seus próprios países, mas por algum motivo tiveram que deixar suas casas e fugir ou procurar outras regiões em busca de melhores oportunidades ou para se salvarem.

Já quando se trata de pessoas que deixaram seus países, mais de dois terços (68%) vieram de apenas cinco países, e sírios e venezuelanos continuam liderando o ranking.

A maior parte dessas pessoas (73%) acaba em países vizinhos aos seus de origem, e por isso 86% dos refugiados e venezuelanos deslocados estão em países emergentes.

Por não chegarem muito longe, novamente a Turquia e a Colômbia acabam sendo as nações com maior população de refugiados – sírios e venezuelanos, respectivamente.

Com informações do G1