TCU desmente Bolsonaro e nega ter feito relatório que questione número de mortes por Covid

You are currently viewing TCU desmente Bolsonaro e nega ter feito relatório que questione número de mortes por Covid
Presidente Jair Bolsonaro partipa da cerimônia de anúncios CAIXA: Patrocínio ao Esporte Brasileiro, com a presença do filho Flávio Bolsonaro, Vice-Pres. Hamilton Mourão, Pedro Guimarães (presidente da CEF) Marcelo Magalhães (Sercreário Nacional de Esportes),Sérgio Lima/Poder360 01.06.2021

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu uma nota nesta segunda-feira (7) para negar que tenha emitido algum relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020.

No comunicado, o TCU rebate uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã desta segunda. Bolsonaro afirmou a apoiadores que um suposto relatório do tribunal lançaria dúvida sobre parte dos óbitos registrados em decorrência da pandemia.

No fim da noite, o TCU adicionou um parágrafo ao posicionamento, negando a autoria de um documento que circula na internet e é atribuído aos técnicos do órgão.

Ao falar do suposto documento aos apoiadores, Bolsonaro disse que estava divulgando a informação em “primeira mão”, e que “em torno de 50% dos óbitos por Covid” teriam sido registrados de forma incorreta no ano passado.

Bolsonaro também disse que divulgaria o suposto relatório do TCU à tarde – o que não aconteceu.