Especialistas da OMS recomendam terceira dose de vacina da Covid para imunossuprimidos e idosos que receberam CoronaVac

You are currently viewing Especialistas da OMS recomendam terceira dose de vacina da Covid para imunossuprimidos e idosos que receberam CoronaVac

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE, na sigla em inglês) da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, em um documento divulgado nesta segunda-feira (11), que imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos que receberam a CoronaVac recebam uma terceira dose de vacina contra a Covid-19.

O grupo da OMS recomendou que os idosos sejam vacinados com uma terceira dose da própria CoronaVac. A imunização com outra vacina poderá ser considerada “com base no fornecimento” e “nas considerações de acesso”, segundo a entidade.

A recomendação de terceira dose para os idosos também vale para aqueles que receberam a vacina da Sinopharm, que não é usada no Brasil. Tanto a vacina da Sinopharm como a CoronaVac usam o vírus inativado, e, por isso, tendem a gerar uma resposta menor do sistema imune.

No fim de setembro, o Ministério da Saúde já havia anunciado uma terceira dose de vacina para o público a partir dos 60 anos que tivesse sido imunizado com qualquer vacina, desde que a segunda dose tivesse sido tomada mais de seis meses antes da terceira.

A pasta, entretanto, também informou que não pretende usar a CoronaVac nem a vacina da Johnson, de dose única, para imunizar a população brasileira contra a Covid em 2022.

Com informações do G1