Escola Edson Simões de SJE comemora nascimento do seu fundador

You are currently viewing Escola Edson Simões de SJE comemora nascimento do seu fundador

Aos 11 de Janeiro de 1920 nascia o professor Édson Siqueira Simões. 45 anos depois, ao cair de uma escada, quando trocava uma lâmpada da escola que ainda iria ser inaugurada, em 07 de agosto 1965 ele morreu antes de vê seu sonho concretizado.

Outras pessoas empunharam a bandeira de luta de Edson Simões e fizeram da escola uma referencia em ensino médio no Pajeú.

No último dia 11 de Janeiro a escola que ele idealizou e tanto lutou, inclusive morrendo por ela lembrou os 100 anos do seu nascimento. A Cerimônia foi na Quadra do Erem Edson Simões.

Estiveram presentes várias autoridades, políticos professores e a população em geral. O Poeta Antônio Marinho em verso exaltou o história de Edson Simões. O Professor Egito Siqueira entregou uma lembrança aos familiares de Edson Simões e logo em seguida foi ofertado um jantar com direito a Baile ao Som da Orquestra Anos Dourados.

História da Escola

O colégio surgiu em 1 de abril de 1957, quando o professor Édson Siqueira Simões, inaugurou a Fundação Édson Simões, na verdade uma escola de primeiro grau que funcionou, inicialmente, num espaço cedido pelo Clube Egipciense. Em seguida, a escola passou a ocupar o prédio do Grupo Escolar Oliveira Lima que estava ocioso no turno da noite, sendo denominada Escola Comercial Esperidião Vilela de Araújo. Depois, o idealizador da escola conseguiu recursos federais e iniciou a construção do prédio onde hoje funciona o colégio.

Em 1968, por intervenção do então deputado estadual Walfredo Siqueira, o colégio se tornou estadual e ganhou o nome do fundador se tornando Colégio Estadual Édson Simões, na década de 90 se tornou Escola Édson Simões, em 2014 passou a chamar Escola de Referência do Ensino Médio Édson Simões.