Afogados da Ingazeira deve ampliar capacidade de testagem da covid-19 nos próximos dias

You are currently viewing Afogados da Ingazeira deve ampliar capacidade de testagem da covid-19 nos próximos dias

O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou que a cidade deve aumentar a capacidade de testagem nos próximos dias, pois dois novos exames para o diagnóstico da Covid-19 devem começar a funcionar no município.

O primeiro está em fase de teste  e é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), presidida pelo ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

“É o teste da saliva para a detecção do novo coronavírus. Ele não excluiu a aplicação do teste de SWAB, é importante destacar isso, porque ele está sendo estudado. O paciente que procurar o hospital de campanha para realizar o SWAB também estará fazendo este teste da saliva, que é pra gente garantir um padrão de eficácia com relação aos resultados SWAB e saliva pra que possa ajudar a UFPE a quantificar um número necessário para que esse teste possa ser lançado no mercado, porque ele é muito mais barato e mais rápido no processo”. Informou Artur.

O outro teste que será implantado em breve no município será o SWAB de Antígeno – este só pode ser feito entre 3 e 10 dias após o paciente sentir os sintomas da Covid-19, portanto somente para sintomáticos. O teste de antígeno possui menor tempo de resultado, que é informado dentro de 1 a 2 horas após a aplicação do teste.

“Então, estaremos disponibilizando aqui em Afogados, além do teste rápido (sorológico),  o teste RT-PCR (SWAB) que é o padrão ouro, o Swab de Antígeno e esse de saliva. Lembrando que o de saliva momentaneamente está sendo aplicado junto com o Swab. É uma pesquisa que estamos desenvolvendo e após a validação dos resultados estaremos incorporando mais este como um teste para fechamento de diagnóstico”, destacou o secretário.

Afogados da ingazeira é uma das cidades que mais testa na região, segundo o boletim divulgado no sábado (16), o município atingiu a marca de 10.261 pessoas testadas para covid-19, o que representa 27,53 % da nossa população.

Com informações do Blog de Nill Jr.