Pra quem tem dúvidas sobre as temperaturas mais altas que a média, em muito pela ação do homem e os efeitos a cada ano mais nocivos do aquecimento global.
Bombeiros tiveram trabalho para controlar um incêndio de grandes proporções no município de Quixaba. De vários pontos da região, era possível ver o fogo de um ponto de serra no município.
Outro incêndio aconteceu em Varzinha, distrito de Serra Talhada. Bombeiros também lutaram bastante para conter as chamas. Em Afogados, incêndio perto do Polo Moveleiro.
Segundo dados preliminares dos Bombeiros, desde agosto foram muitos incêndios na Região do Pajeú, com mais de cem casos, mais que o mesmo período do ano passado. Em setembro, foram ainda mais e também número maior do que em 2019. Este mês de outubro, já há número comparativo maior que no ano anterior.
Estes dias, aumentaram as notícias de calor excessivo, com termômetros passando dos 43°C em algumas cidades do país. O motivo das altas temperaturas é uma onda de calor que se estende pelo Brasil. Segundo o Climatempo, as temperaturas altas devem persistir por mais uns dias e até lá são esperados que várias cidades batam recordes de calor.
Além da ação humana, as altas temperaturas são cenário favorável para o início de um grande incêndio.
Com informações de Nill Jr.