Vacinação contra febre amarela vai começar por cidades do Agreste e Zona da Mata em PE

You are currently viewing Vacinação contra febre amarela vai começar por cidades do Agreste e Zona da Mata em PE

A partir deste mês de janeiro, o calendário de vacinação contra febre amarela fica aberto em 43 cidades do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco. A imunização é voltada para crianças a partir dos 9 meses até adultos de 59 anos, com doses de reforço para crianças aos 4 anos. Acima dessa idade, é necessária somente uma dose.

Em março, a expectativa é ampliar a vacinação para todas as regiões do estado. A determinação da ampliação é uma proposta do Ministério da Saúde para todo o país.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a escolha das duas regiões de Pernambuco foi feita com base em estudos que identificaram espaços possivelmente mais vulneráveis, com áreas de transição entre remanescentes florestais e caatinga.

Para os moradores das cidades com disponibilização das doses, é preciso comparecer a um posto de saúde para confirmar se os municípios começaram a oferecer a vacina.

Para gestantes que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação e mulheres que estejam amamentando crianças com 6 meses e que nunca tenham tomado a vacina, não há indicações para imunização.

Para maiores de 60 anos que nunca foram vacinados ou que não tenham comprovante de vacinação, a aplicação da dose fica sujeita à avaliação do serviço de saúde, levando em conta o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária.

Para viajantes internacionais, é preciso seguir o Regulamento Sanitário Internacional, que recomenda uma dose na vida. O viajante precisa ser imunizado pelo menos 10 dias antes da viagem.

Pernambuco estava nas áreas sem recomendação de vacinação, devido ao último caso do estado ter sido registrado em 1938, de acordo com a SES. A determinação do Ministério da Saúde, no entanto, busca ampliar a área de vacinação para todo o território nacional e, por isso, o Nordeste passou a integrar as áreas com ações preventivas.

Com informações do G1 Caruaru