‘Sistema de saúde está chegando no limite’, diz secretário de Saúde de Pernambuco sobre aumento de pacientes com Covid-19

You are currently viewing ‘Sistema de saúde está chegando no limite’, diz secretário de Saúde de Pernambuco sobre aumento de pacientes com Covid-19

Com mais de 90% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública de Pernambuco devido à Covid-19, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a semana epidemiológica 8, finalizada no sábado (27), foi a pior de 2021. “O sistema de saúde está chegando no limite, tanto no público quanto no privado”, afirmou nesta segunda (1º).

Segundo Longo, o aumento das chuvas nos últimos dias leva ao aumento de doenças respiratórias, o que preocupa ainda mais o governo do estado. “Estaremos nos reunindo no comitê de enfrentamento [ao novo coronavírus] para avaliar essa situação e, muito provavelmente para adotar novas medidas, mais restritivas”, disse Longo.

Apesar de o estado ter cerca de 70 leitos de UTI da rede pública livres nesta segunda (1º), o número costuma oscilar devido à entrada de mais pacientes ou à abertura de mais leitos, segundo o secretário. Entretanto, o estado tem recebido novos pacientes numa velocidade maior do que a preparação de estruturas para assistir a essas pessoas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, há uma perspectiva de abertura de 50 leitos. O estado também iniciou processos de licitação para a abertura de hospitais de campanha, que haviam sido desativados devido ao alto custo de manutenção e ao baixo número de pessoas que precisavam de assistência nos meses de agosto e setembro de 2020.

Com informações do G1 PE