Presidente do Poder Legislativo egipciense é acusado de aprovar projeto que autoriza eleição para 2º biênio sem quórum legal

You are currently viewing Presidente do Poder Legislativo egipciense é acusado de aprovar projeto que autoriza eleição para 2º biênio sem quórum legal

Na Câmara de Vereadores de São José do Egito ninguém sabe mais quem é oposição ou situação, desde a eleição da nova mesa diretora, quando João de Maria (PSB), foi eleito com 4 votos da oposição e que tenta aprovar um projeto de emenda a lei orgânica para antecipar a eleição para a próxima mesa diretora, que só deveria acontecer no fim de 2022.

No começo da semana, o presidente João de Maria, declararou aprovado um projeto sem a maioria absoluta de dois terços, no chamado quórum qualificado.

O grupo dos vereadores governistas contrários à mudança, dizem que a votação é parte do acerto entre o grupo de João e nomes como o vereador Albérico Thiago para escolher o próximo presidente.

“Seriam necessários nove votos e eles conseguiram oito e já declararam a aprovação”, questionou o vereador Beto de Marreco. “Quando for exigido um quórum qualificado, em que o resultado da proporção é um número fracionado, o quórum será o número inteiro imediatamente seguinte. Em  São José do Egito, com treze vereadores, dois terços representam 8,66. Assim, o número inteiro imediatamente seguinte é nove.

Mas o presidente João de Maria não só proclamou o resultado como ainda marcou a próxima sessão para o dia 22 de janeiro, quando haverá a votação do segundo turno.