Manutenção de estação de bombeamento deixa cidades do Pajeú sem água por vários dias

You are currently viewing Manutenção de estação de bombeamento deixa cidades do Pajeú sem água por vários dias

A manutenção em uma das estações de bombeamento no Eixo-Leste da Transposição do Rio São Francisco, executada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), continua provocando problemas no abastecimento em toda região, sem outra alternativa para abastecer, cidades como São José do Egito, a terceira maior da região não tem água nas torneiras a mais de uma semana e pode ficar ainda pelo menos mais uma sem uma gota.

Isso porque a manutenção gerou diminuição do nível da água no canal de captação, em Sertânia. Para preservar os equipamentos, a Compesa desligou a captação, o que tem gerado diminuição ou interrupção total do abastecimento de pelo menos nove cidades: Iguaracy, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Carnaíba e Quixaba.

São José do Egito, Riacho do Meio, Tuparetama, Itapetim e Brejinho estão neste momento com o abastecimento totalmente suspenso. O MDR informou à Compesa que o prazo para normalização deve ser ainda maior.

Cidades que tem seus mananciais ainda com água estão sendo abastecidas, mesmo que de forma reduzida.

O que chama atenção é São José do Egito. A cidade tem o açude São José 2 que tem um bom volume de água, porém, segundo uma fonte ouvida pelo blog, a água tem um nível de contaminação muito alto e a Estação de Tratamento de Água não consegue tratar, pois não tem estrutura suficiente para tal.

A pouco mais de um mês o Governador Paulo Câmara esteve na Terra da Poesia e deu ordem para fazer a licitação e contratar a empresa que vai reformar e amplia a ETA, a licitação já aconteceu, já houve uma empresa vencedora, porém ainda não foi contratada oficialmente para começar o serviço.