Hospital procura na internet famílias de doentes que estão internados há vários anos sem receber visitas

  • Post author:
You are currently viewing Hospital procura na internet famílias de doentes que estão internados há vários anos sem receber visitas

O Hospital Tricentenário, em Olinda, está fazendo uma campanha na internet para encontrar parentes de oito pacientes que estão internados há vários anos sem receber visitas. Muitos desses “Moradores” da unidade não têm identificação nem memória. Atualmente, há 106 pessoas internadas no Tricentenário de Olinda. Os oito pacientes que passaram a morar na unidade foram transferidos do Hospital da Restauração, no Centro do Recife.

Eles passaram por procedimentos mais complexos e foram levados ao local para continuar a recuperação. No entanto, eles chegaram ao Tricentenário sem documento, sem história, sem referência.

Segundo Pamela Suellen, fisioterapeuta da unidade, a comunicação com alguns dos pacientes é difícil e muitos deles não têm muita memória da própria vida. Esses pacientes estão em fase de reabilitação. A maioria pode ter alta e continuar o acompanhamento médico em casa.

O tratamento sai caro e muita gente não tem como custear fisioterapia, fonoterapia, alimentação por sonda, remédios, fralda geriátrica e cama especial. No entanto, tudo isso pode ser providenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, de acordo com a assistente social Janayna Menezes, o importante, agora, é promover o reencontro.

A campanha foi publicada nas redes sociais, com fotos e vídeos de cada um dos oito pacientes-moradores. O mais antigo está no Tricentenário desde 2015. Alguns deles lembram de um parente ou de alguma pista que ajude a achar o lugar onde moravam. A dificuldade, no entanto, começa nos nomes. O que eles usam, muitas vezes, fala de como se reconhecem, ou são apelidos.

Na quinta-feira (10), um homem de 57 anos foi reconhecido por irmãos, que foram até o hospital Segundo Arlete Aguiar, coordenadora de Serviço Social do hospital, os irmãos fizeram a barba e cortaram o cabelo dele. Quem tiver informações sobre a identidade dos pacientes pode ligar para o telefone (81) 9 9323.0648.

Com informações do G1 PE