Governo de PE suspende cirurgias eletivas em cidades do interior e contrata 490 leitos de Covid na rede privada

  • Post author:
You are currently viewing Governo de PE suspende cirurgias eletivas em cidades do interior e contrata 490 leitos de Covid na rede privada

Diante da piora da pandemia, o governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (25), medidas para desafogar os hospitais. Entre segunda (1º) e 12 de março, ficam suspensas as cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas de 63 cidades, nas regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. O estado também informou que vai contratar 490 novos leitos para pacientes com Covid-19 na rede particular.

Na terça-feira (23), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a adoção de medidas de restrição de atividades econômicas e sociais, a partir de sexta-feira (26), nessas três regiões, entre 20h e 5h. Na quarta-feira (24), o estado informou o que pode funcionar nesses municípios até 10 de março.

As novas medidas para desafogar a rede hospitalar foram anunciadas pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, por meio de entrevista coletiva na internet.

“Vamos publicar no Diário Oficial portaria para contratar mais leitos na rede privada, somando aos mais de 200 que já contratamos hoje [quinta]”, disse o gestor.

A contratação é realizada por um período de 90 dias, podendo ser prorrogada, dependendo da necessidade, segundo o governo.

A expectativa do governo é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátrica e neonatal.

Sobre a suspensão das cirurgias que podem ser agendadas, ele justificou que é preciso “reforçar a capacidade de enfrentamento, com a liberação de mais leitos para as unidades públicas e privadas das dessas três regiões”.

“Pedimos apoio da população e dos gestores municipais das 63 cidades, para diminuir as taxas de transmissão do vírus e, consequentemente, a quantidade de doentes”, afirmou Longo.

Em pronunciamento, antes de responder a perguntas, Longo afirmou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou, em alguns momentos, a 100% nas unidades da região de Limoeiro, no Agreste.

“Houve aumento de 100 nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na região, esta semana, em relação ao período de 15 dias atrás”, declarou o secretário.

Na região de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, a taxa de ocupação de leitos também chegou a atingir 100%. “Agora, está em 98%”, contou.

Longo informou também que a situação se repete no Sertão do Araripe, onde fica Ouricuri. “Chegamos a 98% de ocupação”, disse.

Com informações do G1 PE