Google lança página para defender suas iniciativas contra a desinformação

You are currently viewing Google lança página para defender suas iniciativas contra a desinformação

O Google colocou no ar nesta quinta-feira (7) uma página sobre como sua plataforma de buscas e anúncios digitais lidam com a desinformação. O material é parecido com uma iniciativa do YouTube, publicada em outubro passado.

O site possui “5 mitos e fatos” e tenta responder a questões como “o algoritmo da busca favorece sites que disseminam fake news” ou “as plataformas do Google não são transparentes”.

A empresa defende que os resultados da busca são determinados por uma série de algoritmos que analisam fatores como os termos da pesquisa, relevância e usabilidade das páginas, localização, entre outros.

Ao fim de cada “mito”, a página tem um link para um “saiba mais”, que amplia a resposta e leva os leitores a mais links sobre suas políticas.

O primeiro deles responde a uma questão que diz que “o Google pode identificar e remover toda a desinformação da internet”.

A empresa diz que “a desinformação é um desafio complexo para o qual não existe uma resposta simples e única”. Na versão estendida, a companhia afirma que “não está em posição de avaliar, de modo objetivo e em grande escala, a veracidade de um conteúdo ou a intenção dos criadores”.

Há ainda trechos que dizem que a companhia toma “outras medidas para aprimorar a qualidade dos nossos resultados para contextos e tópicos” e que fornece aos usuários “ferramentas para acessar o contexto e a diversidade de perspectivas de que precisam para formar as próprias opiniões”, sem detalhar nos tópicos quais medidas e ferramentas são essas.

Com informações do G1