Estudo da UFPB diz que pobreza, desigualdade e trabalho informa são agravantes para covid-19

You are currently viewing Estudo da UFPB diz que pobreza, desigualdade e trabalho informa são agravantes para covid-19

Dois Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostram, em pesquisa, que a desigualdade social e regional, os níveis de pobreza e a informalidade do trabalho são condições para maiores riscos de disseminação da Covid-19. O trabalho foi realizado pelos professores Henrique Menezes e Lizandra Serafim, na pesquisa “As ações da Paraíba no enfrentamento à pandemia”.

De acordo com os pesquisadores da UFPB, o estado da Paraíba é marcado por um arranjo administrativo que possui 90% dos municípios com menos de 40 mil habitantes, 60% deles têm menos de 10 mil e as vulnerabilidades socioeconômicas dos diferentes territórios ampliam os riscos associados à disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Para os pesquisadores, os dados ressaltam a urgência de os gestores públicos da Paraíba adotarem medidas voltadas à assistência da população mais vulnerável do ponto de vista socioeconômico e, dessa forma, ter melhores chances de assegurar o isolamento social.

Os pesquisadores da UFPB alertam que a baixa adesão da população ao isolamento social e o posicionamento contrário às medidas de distanciamento para favorecer a reabertura por parte dos setores empresariais são os maiores desafios para os gestores públicos da Paraíba.

Com informações do G1 PB