Estudante da ETE Célia Siqueira é único sertanejo entre 24 brasileiros selecionado para Programa Jovens Embaixadores 2021

You are currently viewing Estudante da ETE Célia Siqueira é único sertanejo entre 24 brasileiros selecionado para Programa Jovens Embaixadores 2021

Além de Gabriel Espedito, outros dois estudantes da Rede Estadual de Pernambuco foram selecionados, entre os 24 brasileiros que vão participar do programa Jovens Embaixadores 2021. O anúncio foi feito na última sexta-feira (7) pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, que divulgou a relação dos 33 alunos de escolas públicas de todo o País aprovados. 

Maria Clara Manso de Almeida, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral; Karolyna de Oliveira Ramos, da Escola de Aplicação do Recife; e Gabriel Espedito Gonçalves dos Santos, da Escola Técnica (ETE) Professora Célia Siqueira; farão o intercâmbio de forma online, de 14 de junho a 13 de agosto, devido à pandemia da Covid-19.  

Primeiro sertanejo a participar do Programa, Gabriel, de 17 anos é natural de Itapetim e estudante do 3º ano da ETE Professora Célia Siqueira, em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, é pura expectativa. “Infelizmente não vai acontecer a viagem, mas tenho certeza que vou aprender muito. Sempre quis participar de algo maior que eu, e enxergo essa seleção como uma grande oportunidade. Quero ampliar meus horizontes e treinar meu inglês com os nativos. Fiquei surpreso quando soube da informação de que sou o primeiro estudante sertanejo a ser selecionado e acho que a ficha ainda não caiu”, revelou o jovem.

Durante o período de intercâmbio, os Jovens Embaixadores brasileiros e americanos vão participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, e compartilharão, sempre virtualmente, um pouco de suas histórias e culturas por meio de suas famílias e comunidades. 

Além disso, os participantes deverão realizar atividades complementares que visam estimular o processo criativo e inovador de todos, contando com missões, desafios e projetos.  

A seleção aconteceu em três etapas: a primeira consistiu no envio da documentação pessoal e documentação que comprovasse que o estudante participa de iniciativas de empreendedorismo e impacto social; a segunda foi uma prova escrita; e a terceira e última foi uma entrevista.