Depois de enxurrada de reclamações, população de São José do Egito volta a ter água nas torneiras

You are currently viewing Depois de enxurrada de reclamações, população de São José do Egito volta a ter água nas torneiras

A Capital da Poesia é a terceira maior cidade do Pajeú em população, são 34.210 habitantes segundo a estimativa do IBGE, feita em 2021, sendo a maioria morando na zona urbana da cidade, e vez por outra os moradores sofrem com a falta d`água.

Atualmente, devido a uma manutenção do Ministério do Desenvolvimento Regional em uma estação de bombeamento do canal da transposição, pelo menos 9 cidades da região ficaram sem abastecimento, inclusive São José do Egito. A cidade teria um plano B para que sua população não ficasse desabastecida, porém a água do açude São José 2 está muito contaminada e a ETA (Estação de Tratamento de Água), não estaria dando conta de deixar a água potável.

No entanto, depois de uma verdadeira enxurrada de reclamações da população, em redes sociais, em emissoras de rádios da região e nos blogs, a Compesa anunciou no começo da noite dessa quarta (13), que havia enviado uma equipe a São José do Egito e que essa equipe teria tido sucesso em reparos pontuais na ETA, a mesma estaria conseguindo tratar a água do açude São José 2.

Segundo a Compesa o abastecimento será continuado de onde parou no Bairro Planalto, e seguirá o cronograma normal já estabelecido, Centro, Bairro Novo, Antônio Marinho II(setor do Hospital) e se tiver água suficiente, vai pro Rita Viana parte baixa.

Em uma ETA a água passa pelas seguintes etapas para ser considerada apta para o consumo humano; coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.  A Estação de Tratamento de Água, visa reduzir a concentração de poluentes na água, e principalmente, eliminar os materiais orgânicos e micro-organismos patogênicos para o seu consumo. Dessa maneira, tratar a água para que ela não apresente riscos para a saúde pública.

A ETA de São José do Egito deverá sofrer uma grande reforma e também será ampliada, já houve a licitação e se aguarda apenas os tramites burocráticos para contratação da empresa que vai fazer o serviço.