Chuva aumenta nível de reservatórios no Agreste de Pernambuco

  • Post author:
You are currently viewing Chuva aumenta nível de reservatórios no Agreste de Pernambuco

A barragem de Jucazinho, em Surubim, passou por reformas, além da criação de uma estrutura côncava na parte mais baixa dos degraus para diminuir a força da água em caso de transbordamento. O reservatório, que tem capacidade para 204 milhões de metros cúbicos, está com 32% do volume por causa das chuvas registradas durante o inverno.

Mas nem toda a reforma ficou pronta, e o Ministério Público Federal (MPF) pediu em maio deste ano que o Governo Federal tomasse medidas urgentes para a conclusão dos serviços de recuperação da barragem. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), um novo contrato no valor de R$ 25 milhões foi assinado no dia 15 de dezembro de 2020, para terminar as obras.

Entre os serviços que devem ser feitos está a melhoria dos sangradouros laterais, obra que não foi feita pelas empresas que assumiram as duas primeiras etapas da recuperação. Em nota, o DNOCS informou que a assinatura da ordem de serviço deve ocorrer até o dia 1º de janeiro de 2021. O prazo para terminar a obra é de um ano.

Ainda de acordo com o DNOCS, serão gastos mais R$ 25 milhões para a conclusão do serviço. As obras de reforma começaram quando a barragem ficou vazia pela primeira vez desde que foi criada em 1998. O colapso veio em 2016, depois de seis anos de estiagem.

Atualmente, barragem de Jucazinho abastece os municípios de Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama, Salgadinho, Cumaru, Passira, Riacho das Almas e Caruaru.

Além da barragem de Jucazinho, há outros reservatórios da região que acumularam uma boa quantidade de água, como a barragem do Prata, em Bonito, que tem capacidade de 42 milhões de metros cúbicos e chegou à capacidade total em junho de 2020, e agora está com 78%. O reservatório abastece Caruaru, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha.

A Barragem de Pedro Moura Junior, em Belo Jardim, que voltou a acumular água em 2019 depois de três anos em colapso, atingiu a capacidade total em junho e novembro de 2020. O reservatório, que tem capacidade para acumular 35 milhões de metros cúbicos de água, está com 97% do volume e abastece Belo Jardim, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una.

O reservatório de Poço Fundo verteu em março de 2020. A capacidade dele é de 27,6 milhões de metros cúbicos. Atualmente, o reservatório está com 70% da totalidade. Ele abastece Jataúba e o distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe.

A Barragem Pau Ferro, que abastece São Bento do Una, apresenta uma quantidade de 15 milhões de metros cúbicos de água. O inverno com chuvas regulares fez a Compesa melhorar o abastecimento nos municípios.
A empresa acredita que a água presente na Barragem Jucazinho consegue abastecer as cidades da região por mais 2 anos.

Com informações do G1 Caruaru