Campanha estimula donos a entregar espontaneamente animais silvestres que viviam em cativeiro

You are currently viewing Campanha estimula donos a entregar espontaneamente animais silvestres que viviam em cativeiro

Uma campanha feita pelo governo de Pernambuco, em 2019, resultou na entrega espontânea de cerca de três animais silvestres que estavam em cativeiro, em casas e apartamentos. São aves, jabutis e iguanas, além de bichos ameaçados de extinção, como o pássaro pintor-verdadeiro.

Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Tangará), na Zona Norte do Recife. Lá, as aves recebem alimentação especial e ficam em viveiros maiores. Assim, podem reaprender a voar e a conviver em grupos.

Os principais alvos de tráfico de bichos são os papagaios. A inteligência dos animais e a exuberância despertam o interesse das pessoas que levam essas aves para viver em gaiolas.

De acordo com os responsáveis pelo programa, a readaptação dos bichos dura mais de um ano. Depois disso, eles serão levados de volta para a natureza. Eles formarão casais e poderão reproduzir.

Segundo o biólogo Yuri Valença, coordenador do Cetas, criar um bicho em cativeiro provoca perdas para o meio ambiente.

Para quem entregou o bicho para o Cetas, a campanha mostrou que o caminho é evitar o cativeiro. Ângela levou o papagaio Tande para o centro de triagem.

Com informações do G1 PE