Apenas 4 cidades do Pajeú fazem tratamento correto de resíduos sólidos

You are currently viewing Apenas 4 cidades do Pajeú fazem tratamento correto de resíduos sólidos

Dos 17 municípios do Pajeú apenas 4 dão o destino correto aos resíduos sólidos produzidos por sua população. 3 ficam no baixo Pajeú, caso de Flores, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, eles fazem o descarte de resíduos sólidos em um aterro sanitário no município de Salgueiro.

No médio Pajeú, apenas o município de Iguaracy  atende à Lei Nacional do Meio Ambiente, através da parceria que firmou com o município de Ibimirim, no Moxotó para a destinação correta dos seus resíduos.

Desde outubro de 2019, a cidade conseguiu erradicar os lixões no município. Atendendo as leis ambientais, a atual gestão assinou o convênio de cooperação técnica e financeira para a gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos.

Os prefeitos ganharam mais fôlegos com mudanças nas leis recentes, estabelecendo prazos diferenciados para o fim dos lixões, de acordo com a realidade dos municípios.

São quatro novos prazos anuais, de 2018 a 2021, além da previsão de a União editar normas complementares sobre o acesso a recursos federais relacionados ao tema.