Anvisa faz reunião com União Química para discutir pedido de registro da Sputnik

You are currently viewing Anvisa faz reunião com União Química para discutir pedido de registro da Sputnik

No momento em que o Brasil vive um impasse diplomático para a importação de insumos para a produção de vacinas contra a Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se reúne nesta quinta-feira (21) com representantes da farmacêutica União Química, responsável pela produção da Sputnik V na América Latina, para discutir o pedido de uso emergencial do imunizante russo no país.

A União Química tem apostado na aprovação e utilização do imunizante em outros países para conseguir o aval no Brasil. A avaliação que será levada à agência é a de que, diante do recrudescimento da pandemia no país e com quantidade insuficiente de doses das vacinas já disponíveis e autorizadas, a companhia brasileira tem capacidade de suprir tal demanda –seja com a importação de doses prontas ou com a produção no país.

A reunião vai acontecer no dia seguinte ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar que a Anvisa dê informações sobre a análise do pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V em até 72 horas.

A determinação de Lewandowski foi no âmbito de uma ação do governo da Bahia, que pleiteou ao Supremo a possibilidade de comprar a Sputnik sem a intermediação do governo federal.

Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o estado tem um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina. Na ação ao Supremo, Costa defende a importação de vacinas aprovadas “por pelo menos uma das autoridades sanitárias estrangeiras e liberadas para distribuição comercial nos países”.

Com informações da CNN Brasil