109 municípios Pernambucanos vão aumentar consideravelmente a capacidade de testagem, depois de parceria firmada com UFPE

You are currently viewing 109 municípios Pernambucanos vão aumentar consideravelmente a capacidade de testagem, depois de parceria firmada com UFPE
Foto: Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciaram uma parceira importante e assinaram na manhã dessa terça-feira (16), na reitoria da instituição, um termo de convênio para a realização de 9 mil testes mensais de coronavírus para 106 municípios pernambucanos. Os materiais são do tipo RT-PCR, “padrão ouro”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ideia é aumentar a capacidade de testagem nos municípios, agilizar o diagnóstico de doentes e, consequentemente, aprimorar o combate a covid-19. Da coleta ao diagnóstico, as entidades avaliam um tempo não superior a 24 horas, prazo pequeno em relação ao observado nos dias de hoje.

Outro ponto importante é quanto cada município vai desembolsar por contrapartida, para cada teste, R$ 89 reais, valor bem abaixo do que vem sendo praticado, em torno de R$ 300, nos laboratórios privados.

A expectativa dos próximos dias é aumentar a capacidade de testes para agregar mais municípios convênio. A iniciativa promove a aproximação da UFPE com os municípios pernambucanos.